OS CURSOS DE LICENCIATURAS A DISTÂNCIA: uma análise crítica da disciplina de estágio supervisionado
Resumo
Nossa pesquisa busca realizar uma análise crítica da disciplina de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura a distância tendo como objeto de estudo as metodologias e os conteúdos da disciplina Estágio Supervisionado, nos cursos de educação a distância. Nessa perspectiva, iremos investigar a partir desta disciplina e nesta modalidade de curso a perspectiva da formação voltada para a construção da autonomia do professor. Limitaremos nossa análise a um curso de Licenciatura na área de humanas da UnUEAD – Unidade Universitária de Educação a Distância da Universidade Estadual de Goiás. A interlocução com autores como Belloni(2009), Coêlho(2006), Contreras (2002), Paro(2001), Petters (2004, 2011), Pimenta(2002), Tardif(2002), Sácristan(2008), entre outros é fundamental para atingirmos nossos objetivos. No processo de construção dos dados, utilizaremos a pesquisa etnografia virtual e realização de entrevistas online com alunos e professores, os quais serão analisados por meio do diálogo entre os diversos autores que se debruçaram no esforço de compreender a complexidade da política de formação de professores e a educação a distância no bojo das contradições desta sociedade. A pesquisa visa contribuir para o aprofundamento das discussões sobre a educação a distância a partir da própria história do desenvolvimento da educação na sociedade brasileira para desse modo, desvendar os reais objetivos de sua disseminação na sociedade contemporânea.