NÃO VIOLÊNCIA E APRENDIZAGEM
Resumo
É muito comum, mormente, no meio acadêmico o tema “não violência” ser abordado sob suspeita de se tratar de uma ação militante e demasiadamente utópica. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo buscar um referencial teórico-metodológico capaz de conceber a não violência como matéria de aprendizagem e princípio orientador de práticas educacionais. A partir de nossas investigações iniciais constatamos a violência como uma ação humana que pode se manifestar ou pela ausência de comunicação racional, conforme postula Weil (1990), ou por ser elaborada e um local discursivo que a adote como critério de validação. Diante disso, conjecturamos que uma prática educacional que venha propor a não violência como aprendizagem deve partir de uma abordagem teórico-metodológica que enfatize a palavra e a ação como elementos de mediação nos processos de aprendizagem. De forma que, a busca desse caminho teórico-metodológico para a aprendizagem da não violência, bem como a influência das mediações linguísticas e tecnológicas no desenvolvimento de tal processo de aprendizagem, constitui o problema central de nosso trabalho. O estudo até aqui realizado nos apresenta a Teoria histórico-cultural de Vygotsky com um aporte teórico que vê a linguagem como a forma de mediação mais eficaz para os processos de desenvolvimento e aprendizagem, outrossim, tal mediação proporciona o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do sujeito (OLIVEIRA, 1993). Se considerarmos que a intervenção pedagógica e a atividade humana são fatores basilares, que este autor aponta, para a formação do sujeito, podemos concluir que a noção de aprendizagem em Vygotsky e indissociável da noção de comunicação e reuni, em um único ato, a integração entre pensamento, linguagem e ação. De forma que o autor institui uma noção de comunicação que exige um intercambio constante entre o pensar, o agir e o falar, ou seja, o ato de comunicar surge como possibilidade de novos pensamentos, novos discursos e novas ações em vista do diálogo e do entendimento entre os seres humanos rumo à proposição de uma cultura não violenta via prática educacional.