A EDUCAÇÃO BILINGUE COMO FERRAMENTA DA INCLUSÃO SOCIO CULTURAL DA COMUNIDADE SURDA
Resumo
A pesquisa em desenvolvimento parte da necessidade de reflexão a cerca da política educacional bilíngue, teoria essa que defende o ensino da língua gesto visual como primeira língua e da língua oral escrita como segunda língua. Assim sendo, constitui-se então, a necessidade de se compreender as manifestações linguísticas discursivas estabelecidas na interação entre duas línguas no meio escolar, tendo como objetivo investigar a importância da Educação Bilíngue como manifestação sócio cultural da comunidade surda, e assim, identificar e analisar as metodologias de trabalho, conteúdos e materiais didáticos usados para efetivação do aprendizado da segunda língua na escola de surdos em Goiânia. Desse modo, a metodologia utilizada será a pesquisa de campo na qual a análise dos dados acontecerão a partir de observações, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, levantamento documental. A realização desse trabalho terá início a partir do levantamento bibliográfico, embasado nos conceitos de aquisição da segunda língua, bilinguismo e educação bilíngue, propostos por autores como Chomsky (1976), Felipe(2004), Fernandes (2002), Quadros(2004), Salles(2004), Skliar(1997), para então refletirmos sobre as colocações de Braggio (1992) e Wrigley (1996) em relação a necessidade de mudança do pensamento social para com o surdo. Tudo isso, tendo como objetivo avaliar em que aspectos houve crescimento qualitativo, e em quais pontos se faz necessária à reavaliação e reestruturação para a melhoria e garantia de ensino de qualidade a esses alunos. Portanto, espera-se que essa pesquisa venha contribuir com o levantamento e análise de novas propostas metodológicas que garantam um ensino de qualidade, respeitando a cultura da comunidade surda.