O perfil dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que usam TIC: uma abordagem a partir de uma escola pública municipal de Valparaíso de Goiás
Resumo
Atualmente as discussões acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC nos últimos anos é quase um lugar comum nos trabalhos que buscam analisar e apontar rumos para a educação em seus diferentes contextos e possibilidades. De maneira geral, um aspecto que se evidencia quando se dispõe a examinar esta temática é o fato de que as mudanças e transformações ocorridas nos mais diversos segmentos da sociedade nas últimas décadas; demanda, no plano da atividade docente a necessidade de o professor manter-se numa reflexão constante sobre sua prática. Ainda assim, examinar alguns dos muitos ângulos dessa questão é fator imprescindível para a compreensão das necessidades que perpassam a atividade educacional em nossos dias e, de modo mais restrito, das exigências que se fazem quanto ao trabalho do professor, suas características e desempenho no fazer docente. Segundo Libâneo (2011), não há reforma educacional sem professores, já que são os profissionais diretamente envolvidos com os processos e resultados da aprendizagem escolar, daí a importância de pesquisar o perfil dos professores, que são fundamentais no fazer pedagógico. Sem a pretensão de esgotarmos o assunto, temos a intenção de contribuir para o debate em torno do perfil dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do municipal de Valparaíso de Goiás, um município brasileiro do Estado de Goiás - GO que se localiza no entorno do Distrito Federal - DF e que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, sua população em 2012 estava em 138.740 habitantes. Assim, essa pesquisa contribuirá para o conhecimento humano, pois segundo Chizzotti (2011) a pesquisa significa “investigar sistematicamente uma situação problemática em uma dada comunidade ou em uma organização”, uma vez que também tem uma abordagem teórica e dela emergem dados. Será operacionalizada por meio do estudo de caso, ao buscar retratar a realidade de forma completa e profunda e visar à descoberta, Lüdke & André (1986). Por se concentrar no estudo de um caso particular e significativo (SEVERINO, 2007). Assim, uma questão que parece simples torna-se extremamente complexa tendo em vista a relação que pretendemos estabelecer entre o uso efetivo das tecnologias na escola e o potencial e as dificuldades encontradas nas práticas dos professores.