EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DO DEBATE À PRÁTICA
Resumo
Este apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado, em etapa de qualificação. Sendo uma pesquisa que contorna discussões acerca da formação do pedagogo para atuar com o tema Educação das Relações Étnico-Raciais, foram eleitos pontos realçadores do debate sobre a atuação docente desta área. Nesse pressuposto, a discussão em tela problematiza sobre qual a contribuição da Didática, como campo indispensável da Pedagogia, no tocante à operacionalização do ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com o objetivo de aprofundar, em discussão teórica e prática, sobre o trato pedagógico da Educação das Relações Étnico-Raciais; no tocante aos modos de realização da instrução e do ensino, a proposta inclui: apresentação e reflexão de situações práticas sobre o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais; e discussão, na perspectiva da Didática, sobre a condução do processo de ensino e suas finalidades, em atendimento às exigências sócio-políticas da temática. Para tal, a metodologia adotada compreende uma pesquisa bibliográfica, alicerçada em discussões de documentos oficiais, com aporte em estudiosos e pesquisadores da área; a partir de sugestões de estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial, relacionadas ao cenário de atuação profissional do pedagogo. De modo geral, os debates sobre o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais corroboram com vivências didáticas que despertem emoção e sensibilizem o público aprendente. O que requer motivação docente, a partir de situações de ensino exequíveis, que ofereçam possibilidades de novas interpretações. Não é suficiente constatar a presença das exigências legais. Mais que isso, exige aprofundamento sobre as bases epistemológicas, com ênfase à terapêutica didática da Educação das Relações Étnico-Raciais negras no cotidiano escolar.