EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DO DEBATE À PRÁTICA

Autores

  • Lídia da Silva Cruz Ribeiro

Resumo

Este apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado, em etapa de qualificação. Sendo uma pesquisa que contorna discussões acerca da formação do pedagogo para atuar com o tema Educação das Relações Étnico-Raciais, foram eleitos pontos realçadores do debate sobre a atuação docente desta área. Nesse pressuposto, a discussão em tela problematiza sobre qual a contribuição da Didática, como campo indispensável da Pedagogia, no tocante à operacionalização do ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com o objetivo de aprofundar, em discussão teórica e prática, sobre o trato pedagógico da Educação das Relações Étnico-Raciais; no tocante aos modos de realização da instrução e do ensino, a proposta inclui: apresentação e reflexão de situações práticas sobre o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais; e discussão, na perspectiva da Didática, sobre a condução do processo de ensino e suas finalidades, em atendimento às exigências sócio-políticas da temática. Para tal, a metodologia adotada compreende uma pesquisa bibliográfica, alicerçada em discussões de documentos oficiais, com aporte em estudiosos e pesquisadores da área; a partir de sugestões de estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial, relacionadas ao cenário de atuação profissional do pedagogo. De modo geral, os debates sobre o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais corroboram com vivências didáticas que despertem emoção e sensibilizem o público aprendente. O que requer motivação docente, a partir de situações de ensino exequíveis, que ofereçam possibilidades de novas interpretações. Não é suficiente constatar a presença das exigências legais. Mais que isso, exige aprofundamento sobre as bases epistemológicas, com ênfase à terapêutica didática da Educação das Relações Étnico-Raciais negras no cotidiano escolar.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido