INTERAÇÃO DE LINGUAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: processos de letramento na cibercultura

Autores

  • Cristina Aurélia Rezende Ozório

Resumo

Trabalhar pedagogicamente com linguagens e com a construção de conhecimentos sobre uma língua, em específico, é um desafio que envolve esforços diários de professores e alunos, ainda mais em um contexto de ensino-aprendizagem que se difere substancialmente de contextos mais antigos, em que as múltiplas linguagens e leituras se misturam em uma mesma língua, apontando para uma nova cultura, na qual só a capacidade de ler e escrever já não basta. Nesse contexto, é preciso acompanhar o ritmo das tecnologias e fazer múltiplas leituras de mundo; é preciso atingir o letramento, estando imerso na cultura da contemporaneidade: a cibercultura. Assim, a partir do momento que o indivíduo apropria-se daquilo que lê e escreve, transformando os discursos sociais em discurso interno, em conhecimento próprio, ele amplia seu nível de letramento e se apresenta como um leitor competente – objeto maior desta pesquisa. Por ser parte integrante de uma pesquisa de mestrado, buscaremos aqui refletir como os alunos se posicionam e desenvolvem habilidades específicas para lidar com o complicado universo de linguagens, de performances, de interações de mídias e interpretações de contextos que, além de complexos, se acumulam numa velocidade impressionante, nos percursos reticulares do ciberespaço. Portanto, abordaremos a multiplicidade de práticas de letramento inseridas no contexto escolar por meio dos gêneros discursivos, no âmbito da cultura que é trazida pelos alunos, no âmbito das práticas formais e não-formais de construção do conhecimento. A pesquisa buscará, ainda, demonstrar como as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que se configuram nos blogs, sites educacionais e redes sociais, podem transformar os hábitos institucionais de ensinar e aprender, mediante diferentes enfoques e tipos de letramento que o professor pode contemplar em sua prática, tendo em vista a contribuição destes para sua atuação em sala de aula e o desenvolvimento da leitura e escrita de seus alunos, num contexto de relações interacionais, na cibercultura.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido