EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E GESTÃO ESCOLAR: desafios e perspectivas de atuação do gestor.

Autores

  • Roseany Diniz Barbosa do Nascimento

Resumo

Tratar o tema educação de qualidade significa estar envolto pelo desafio de compreender um conceito dinâmico, histórico e cheio de complexidade (DEMO, 2012; DOURADO; OLIVEIRA; SANTOS, 2007; MACHADO, 2009; GADOTTI, 2010). A pesquisa em andamento pretende analisar a intencionalidade pedagógica na ação do gestor escolar para garantir a aprendizagem no ensino fundamental. A pesquisa qualitativa pretende por meio de uma revisão bibliográfica, estudar o conceito de educação de qualidade e os indicadores de qualidade considerados para o sistema nacional. Pretende analisar as políticas públicas e a atuação do gestor escolar no município de Aparecida de Goiânia para promover o acesso, a permanência e garantia desse direito fundamental. Será aplicado questionário aos gestores da rede e promovida entrevista com os gestores das escolas que obtiveram melhores resultados e resultados mais baixos no município, tentando compreender os desafios que cercam esta escola contemporânea. Uma educação de qualidade não pode se limitar ao básico, pois a “juventude mais pobre depende fundamentalmente da escola para aprender” (SAVIANI 1986 apud FREITAS, 2012, p. 390). Portanto, consideramos que ela não pode limitar nem tão pouco excluir, mas propor mudanças e transformar o indivíduo para ser e conviver melhor em sociedade. Pretendemos endossar a defesa de uma gestão pública e democrática. Defendendo, prioritariamente, uma educação de qualidade e a garantia de uma escola pública, na qual nossas crianças e jovens possam aprender e ser privilegiados por um desenvolvimento multilateral.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido