ROMPENDO BARREIRAS: A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SEU PAPEL JUNTO AOS DOCENTES DA EJA
Resumo
Dentro das modalidades educacionais, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenta resgatar para o processo educacional aqueles indivíduos que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos. Formada por uma clientela heterogênea e diversificada quanto aos mais diferentes aspectos, essa modalidade requer docentes de perfil diferenciado, que leve em consideração, acima de tudo, a contextualização dos conteúdos, de modo que professores e alunos interajam de maneira a provocar e produzir conhecimentos. O atendimento às necessidades específicas desses jovens e adultos requer dos professores conhecimentos diferenciados ou específicos à modalidade EJA, de forma ampla, e que na maioria das vezes a formação inicial não atendeu. Dar conta desse contingente de saberes dos alunos e utilizá-los de forma efetiva e significativa demanda o coletivo da equipe escolar. Como articulador desse trabalho, o Coordenador Pedagógico (CP) pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do grupo. O presente trabalho busca uma reflexão acerca do papel do CP na formação continuada / em exercício dos professores da EJA. A pesquisa se fundamenta numa abordagem qualitativa com subsídios da pesquisa quantitativa. Como cenário da pesquisa temos o Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Elias Chadud, unidade escolar que trabalha exclusivamente com a modalidade EJA, localizada no Jardim Bandeirante, região central da cidade de Anápolis, Goiás. Os sujeitos pesquisados são constituídos pelo grupo de coordenadores pedagógicos da unidade escolar e a coleta dos dados se dá pela aplicação de questionários e de entrevistas. Esta discussão em torno do papel do CP e sua atuação junto aos docentes da EJA apoia-se num primeiro momento numa coleção da Editora Loyola, intitulada “Orientação Educacional e Pedagógica”, a qual serviu de norte para a delimitação do problema, dos objetivos do presente trabalho e para possíveis intervenções juntos aos sujeitos pesquisados. Analisando o papel do CP frente a tantos desafios fica claro que sua função é árdua. Estando inserido na modalidade EJA e atuando junto a seus docentes essa tarefa parece ainda mais desafiadora. São grandes as barreiras e resistências a serem vencidas e superadas e cabe ao CP direcionar seu trabalho a fim de melhorar as relações interpessoais com os docentes e discentes, articular as políticas educacionais dentro da escola acerca da utilização de novas tecnologias em sala de aula, promovendo formação continuada em serviço, discutir metodologias e formas de avaliação escolar, conduzir o planejamento escolar como recurso fundamental na melhora do ensino, demarcando e resgatando seu papel “pedagógico” dentro da unidade escolar. As conclusões prévias apontam que O CP inserido na modalidade EJA ainda se ocupa muito de questões burocráticas e administrativas, inerentes ao cotidiano da escola, bem como de questões meramente de (in)disciplina e que o perfil diferenciado da EJA, que deveria ser respeitado e atendido pelos profissionais que lidam com tal modalidade, o que inclui professores, Gestão e CPs, não vem sendo observado no cotidiano pedagógico, sendo atropelado por exigências e busca de uma qualidade na educação que não são inerentes da EJA.