A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS (COMPUTADOR E LOUSA DIGITAL) NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO.

Autores

  • Gisele Gomes Avelar Bernardes

Resumo

As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano desde os primórdios, quando os homens começam a esboçar as primeiras técnicas de sobrevivência, passando-as de geração em geração dando inicio ao processo de evolução tecnológica e estas vêm evoluindo e inovando com rapidez em nossa sociedade. No entanto, estas não ocorrem da mesma forma no espaço escolar, Sendo assim os professores enfrentam um constante desafio de fazer a mediação entre uma geração resultante do uso das novas tecnologias e um ensino ainda preso às abordagens tradicionais. Diante deste contexto faz-se um estudo partindo da problemática a incorporação do computador e da lousa digital na prática pedagógica dos professores do ensino fundamental, anos iniciais da rede pública municipal de Goianésia. A pesquisa busca analisar se e como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Goianésia estão incorporando o computador e a lousa digital em suas práticas pedagógicas. O presente trabalho fundamenta-se nas obras de Almeida (2002), Alves (2003), Chizzotti (2011), Daniel (2003), Ferreira e Souza (2012), Franco (2005), Kenski (2008), Ludke e André (1986), Magnabosco (2009), Niskier (1993), Nakashima e Amaral (2006), Triviños (1987),), Toschi e Rodrigues (2003), Valente (1993, 1999), dentre outros. A pesquisa é teórico-bibliográfica e de campo, é o início de uma pesquisa para elaboração da dissertação do curso de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido