Tecnologias de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita criativa
Resumo
As novas tecnologias dentro do contexto escolar vêm ganhando espaço à medida que o público discente se identifica cada vez mais com as mesmas. Ignorar esse fato não tem sido mais uma solução eficaz para as escolas. Então, resta repensar nas metodologias de ensino adotadas e também propor novas formas de ensinar e aprender. Uma das maiores preocupações dentro das escolas se refere à possível perda do foco quanto ao que a escola deve ensinar para a vida acadêmica do aluno (currículos escolares). O fator “tempo” nem sempre é favorável no que se refere ao cumprimento das metas escolares no que se refere aos conteúdos a serem ministrados durante cada ano letivo. Por outro lado, há também a preocupação com o desinteresse dos alunos pelas aulas que mantém unicamente as vestes do ensino tradicional, arraigado a salas com filas lineares, quadro (lousa), giz e a fatigante tentativa do professor em expressar conhecimentos com suas palavras. A escrita criativa trabalha com habilidades que vão além do desenvolver da própria criatividade. A leitura, a interpretação e a escrita são essenciais para a formação das principais capacidades que a escola se propõe. Uma aprendizagem significativa requer motivações que devem ser mediadas e adaptadas pelo professor em forma de metodologias de ensino. O trabalho que nos propomos é alicerçado na produção da escrita enquanto uma propulsora da aprendizagem a partir da liberdade, mediada pelo professor, para a aquisição, apreensão e o compartilhar dos conhecimentos adquiridos e dos construídos. É um trabalho que parte do indivíduo para o coletivo e vice-versa. A escrita, quando dada a devida liberdade para a sua produção, é inspirada e inspiradora, assim como as outras formas de expressão, por exemplo, paródias, desenhos, colagens etc. Saber aproveitar desse meio em sala de aula vai muito além do simples, porém importante, propósito de se ensinar a ler e a escrever. Neste contexto, as novas e as demais formas de tecnologia, ou seja, tudo criado pelo homem que visa “facilitar” ou possibilitar a execução de alguma tarefa, são importantes recursos para que as metodologias de ensino se amparem. Uma aula bem planejada, tanto em termos do tema a ser trabalhado, quanto dos recursos e da motivação para a mesma, tende a apreender a atenção do aluno. Quanto mais a escola se aproxima da realidade e das expectativas do público discente, maior é o grau de interação entre ambos, o que é fundamental para um ambiente propício de aprendizagem.