O CINEMA COMO EXPRESSÃO DOS VALORES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DO FILME TEMPOS MODERNOS

Autores

  • Verônica Martins Moreira

Resumo

A pesquisa que pretendemos desenvolver refere-se às manifestações de certos valores no filme como Tempos Modernos, com o intento de compreender a dinâmica dos meios de comunicação de massa como instrumentos próprios da sociedade contemporânea. A criação de valores é uma criação essencialmente humana, essencial no sentido de proporcionar ao gênero humano a inserção na malha social de forma ora autêntica, ora inautêntica como mero reprodutor dos anseios da classe dominante, ora individualizantes, ora universais. Tudo o que é socialmente construído não é assim resultado do acaso ou da imprevisibilidade, ao contrário, como agente desse processo e inevitavelmente comprometido com ele – têm-se a preocupação da classe dominante em conservar seus interesses. Dessa forma, de acordo com Viana (2007) para assinalar valores, podemos defini-los como um conjunto de escolhas relevantes para seus pares que são compartilhadas por um grupo ou por determinada classe social; somando-se a elas as qualificações – que denotam certa preferência - sejam individuais ou coletivas também podem ser incluídas em tal definição (p. 19 e 20). A cada sociedade distinta temos valores distintos. Por mais homogênea que uma determinada sociedade pareça os valores estão presentes, pois eles como já foi mencionado são intrínsecos ao ser humano. A edificação dos valores por serem produtos da espécie humana e, por conseguinte da sua atuação sobre o aparelho social, atuam como reflexo dos indivíduos e da malha social na qual operam. Em 1895 os irmãos Lumiére exibiram em público, com grande pompa e entusiasmo as primeiras imagens que se moviam como algo mágico; porém, não tinham ainda ideia da dimensão que o projetor ganharia um século mais tarde. Segundo Marc Ferro (2010), no início do século XIX quando o cinema se populariza na Europa, as elites intelectuais, inclusive os historiadores desdenhavam desse novo instrumento tecnológico, não o considerando digno de estar na lista dos meios de difusão cultural ou ideológica. Entretanto, com o passar dos anos tornou-se evidente a importância histórica do cinema quando tais imagens dinâmicas proporcionavam a documentação mais fácil e fidedigna dos registros. Não obstante, quando nos atentamos para a grandiosidade e importância que o cinema adquiriu – tanto como objeto de estudo, quanto no nosso cotidiano – percebemos que enquanto representação, o filme passa uma mensagem, mensagem esta não nula de significado. Podemos enumerar que o cinema, se substancia de várias formas como técnica, cultura, arte, divertimento, indústria, etc, e para examinar o cinema em relação a um contexto dinâmico e enquanto prática social, Turner observa: “... o significado do filme não é simplesmente uma propriedade de seu arranjo específico de elementos; seu significado é produzido em relação a um público, e não independentemente”. (1997, pg. 122). Desta forma, o filme ou a produção cinematográfica propriamente dita é uma produção coletiva de caráter ficcional que passa uma mensagem e expressa valores, ideias, e sentimentos. Desta feita, nosso objetivo é analisar o cinema a partir de sua característica histórico-sociológica, salientando algumas considerações a respeito da influência social do filme e é claro dos valores envolvidos na multiplicidade das relações sociais.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido