LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE AUTORIA
Resumo
Desde a popularização de tecnologias digitais, em especial o computador, e associado a ele a internet, muitas têm sido as transformações da leitura e da escrita, e na mesma proporção, a interação do leitor com o texto. No entanto, teóricos como Santaella, Lévy, Coscarrelli, Xavier e Takaki chamam atenção para o fato de que uma tecnologia não se sobrepõe a outra, pelo contrário, elas se articulam, se fundem, se complementam. Desse modo, o que este projeto objetiva não é especificamente evidenciar as transformações de habilidades de leitura e escrita no decorrer do tempo, mas a construção de autoria nos meios impresso e virtual, fazendo também uma análise da influência que as novas formas de leitura e escrita têm no aprofundamento do nível de letramento, nas práticas sociais de comunicação e interação, uma vez que as mudanças de meios dessas práticas têm desencadeado novos leitores, “autores” e formas de interação. Assim, as questões que podem nortear tal trajetória são: Que significado tem a leitura e a escrita para o aluno? Qual a relação entre os textos lidos e escritos na escola e fora dela? Que influência tem a tecnologia no processo de leitura e escrita para o aluno? Entretanto, embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e por isso elas estejam bem mais informadas que há dez, vinte, trinta anos, cabe uma observação no estudo sobre a influência que o acesso à informação e à tecnologia digital tem na formação de um “autor” e no aprimoramento do letramento crítico, como menciona Takaki (2012), pois essa formação implica diálogo com os textos lidos, meditação, reflexão – características do leitor do livro, como menciona Santaella (2004) – intervenção na realidade, a partir de uma clareza maior do que significa ser leitor e autor de seu próprio texto, ou seja, ser sujeito da e na história. É necessário que esse sujeito, para se constituir como tal, tenha conhecimento de vários gêneros que circulam em sociedade, que conheça suas especificidades, que faça usos de estratégias e táticas para intervenção numa realidade cada vez mais mediada pela escrita, que saiba usar as habilidades desenvolvidas pelas leituras e escritas virtuais, mas que também exerça a reflexão do que lê, que medite, que contemple suas leituras. E, para se entender o processo de construção dessa autoria, é preciso conhecer o leitor e o autor de sua escrita, ir ao encontro deles. Para tanto, este projeto visa analisar práticas de leitura e escrita de alunos das três séries do ensino médio de uma escola particular da cidade de Minaçu – GO - a partir de dois suportes: o impresso e o digital. No caso, o trabalho pretende analisar produções textuais escritas em sala e no blog criado para este fim.