O DOCUMENTÁRIO COMO CRÍTICA SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE AS PRODUÇÕES DE PINO SOLANAS.
Resumo
O que é o documentário? Como caracterizá-lo? Qual é a sua origem? Quais são as suas possibilidades enquanto objeto de estudo? Tais indagações iniciais são cruciais para se pensar na formação histórica e na constituição social do documentário, isto porque ele é concebido no conjunto das relações sociais, daí a impossibilidade de análise de forma neutra deste veículo de comunicação. No conjunto das ciências sociais os objetos de estudo tais como a fotografia, o cinema, as redes sociais, o documentário, dentre outras formas de comunicabilidade vêm ganhando cada vez mais notoriedade e aceitabilidade, tornando nas duas últimas décadas objetos de estudos com relevância cada vez maior nas universidades do Brasil. Por outro lado, a análise do documentário ainda carece de uma ampliação nos seus estudos, pois quando se faz pesquisas sobre os documentários elas são restritas, principalmente no que diz respeito às análises teóricas mais críticas. Além disso, existem poucas bibliografias que se dedicam a dar um tratamento exclusivo ao tema do documentário enquanto objeto de estudo, além das suas várias possibilidades de análise. Tal fato evidencia a importância desta pesquisa, no que diz respeito a contribuição dos estudos sobre o documentário, sobre a sua relevância social, e sobre a suas possibilidades de contribuir para as lutas culturais; num momento específico da qual o capital cultural sufoca e amplia o seu poder de influência sobre todos os aspectos em todos as esferas da comunicação social. Mas é preciso ressaltar que, por mais que o capital comunicacional queira dominar todas as formas de comunicação social, existem produções culturais que buscam romper com esta dominação e com esta lógica mercantil e ir na direção contrária do mercado e produzir obras críticas contestatórias. Os documentários de Pino Solanassão fundamentais para refletir sobre as possibilidades do cinema documentário enquanto crítica social, enquanto veículo de comunicação contestatório. Pino Solanas é um documentarista argentino que realizou várias produções reconhecidas e premiadas em diversos festivais de cinema da América Latina e na Europa, é o caso, por exemplo, do filme Memória delSaqueo (2004) premiado no Festival Internacional de Berlim. A questão política sempre marcou decisivamente a vida e a carreira de Solanas, na realidade esta é uma característica fundamental dos documentários realizados pelo diretor. Tal questão evidencia a importância de se realizar a pesquisa sobre a perspectiva política de Solanas nos seus principais filmes, Memória delSaqueo (2004), La Dignidad de losNadies (2005), Argentina Latente (2007).