A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar a pesquisa qualitativa vinculada ao Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da Universidade Estadual de Goiás, denominada “A leitura e a escrita na Educação Infantil na perspectiva do letramento”, ainda em andamento, que surgiu da necessidade de se compreender a relevância da leitura e da escrita em determinada fase da educação básica. O entendimento de que o conhecimento de si mesma e do mundo é construído pela criança na interação com o outro e também com as linguagens, incluindo a leitura e a escrita, foi o principal propulsor das questões que constituem o problema da pesquisa ora apresentada: que práticas de leitura e escrita as crianças vivenciam em uma instituição de educação infantil pública de Goiânia? Elas são significativas para as crianças? O que essas práticas podem revelar e como elas se relacionam com as práticas sociais de uso da leitura e da escrita numa sociedade letrada? Para o desenvolvimento da investigação proposta foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, entrevistas e análise de documentos. O referencial teórico adotado tem como principais fontes o trabalho de estudiosos que tratam do processo de apropriação da linguagem oral e escrita pela criança e do fenômeno do letramento, tais como Vigotski, Kleiman, Rojo, Mortatti, Tfouni, Soares, Smolka, Kramer e Corsino, e de estudiosos da história da educação infantil no Brasil, entre eles: Kuhlmann Jr., Oliveira, Muller, Monarcha, Kramer e Rosemberg. A análise dos dados coletados tem revelado que coexistem na instituição práticas distintas de letramento, ora com ênfase na função social da leitura e da escrita, ora visando apenas ao ensino de letras e palavras diversas, havendo um predomínio da segunda sobre a primeira, corroborando o que os pesquisadores do letramento têm denominado de letramento escolar. Também foi possível observar várias manifestações das crianças acerca de como apreendem as práticas letradas de seu contexto familiar, demonstrando assim compreensões quanto à função social da leitura e da escrita que vão além daquelas funções que predominaram nas atividades propostas pelas professoras no período da observação. Como a análise dos dados ainda não foi concluída, julgamos precipitada uma interpretação conclusiva desses dados.