O ENSINO DE LEITURA EM LINGUA INGLESA: um estado da arte nas produções ao longo dos últimos anos
Resumo
O ensino de Língua Inglesa (LI) tem sido um assunto muito discutido no Brasil, principalmente depois que as novas tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano de alunos e professores. Essa recente conjuntura, aliada à ampliação da oferta de cursos de línguas pelo país, motivou o aumento de produções didáticas e pesquisas acadêmicas sobre o assunto, com a intenção de promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, em especial na educação básica. Assim, nesta comunicação serão apresentados resultados preliminares de uma pesquisa que se propõe a investigar e a mapear a produção do conhecimento no campo do ensino da leitura em LI, sobretudo, da educação básica. Pretende-se, com isso, perceber convergências e divergências relacionadas ao tópico “leitura”, bem como determinar possíveis inovações encontradas dentro desse campo de estudo. Esta comunicação é, pois, fruto de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte” – termo usado para identificar estudos que têm por objetivo levantar informações a respeito de um dado assunto, a partir de pesquisas realizadas em uma determinada área (BRANDÃO, 1986). Nesse sentido, foram realizados um extenso levantamento e uma cuidadosa revisão do conhecimento produzido nas Universidades Federais (UF), na última década. Os procedimentos de coleta e de análise dos dados foram: a) definição dos descritores “ensino de leitura” e “leitura de Língua Inglesa”, para direcionar as buscas; b) localização dos bancos de pesquisas e acervos de bibliotecas federais; c) estabelecimento de critérios para a seleção do material que constituirá o corpus do estado da arte; d) coleta do material de pesquisa e, por fim, e) leitura do material colhido para estabelecer categorias de análise da pesquisa. Com relação ao tipo de pesquisa desenvolvido, até o momento, o referencial teórico fundamentou-se em estudiosos como Brandão (1986), Soares (1989), Ferreira (2002), entre outros. No que tange ao ensino de leitura, a pesquisa amparou-se em Kato (1985), Moita Lopes (1996), Leffa (1996), Orlandi (1999), Kleiman (2001), Dell’isola (2001), Sabota (2006), Coracini (2010) e outros. Com base nesses teóricos, a pesquisa relativa à temática do ensino da leitura em LI apresenta como resultado preliminar a clara divergência da prática em relação à teoria. Em outras palavras, o trabalho em sala de aula não contempla práticas que os teóricos propõem como necessárias e adequadas para um melhor aproveitamento do aprendizado de leitura em Língua Inglesa. Ressalte-se, contudo, que a pesquisa ainda está em andamento, podendo, ao término, revelar outros resultados pertinentes ao campo de estudo.