QUANDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS EDUCAM: A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES RURAIS EM ITAPURANGA E A DIOCESE DE GOIÁS – 1970/80

Autores

  • Claudio Tavares Pinheiro

Resumo

Em nossa proposta de pesquisa, partimos da necessidade de se problematizar o processo da mediação pedagógica que se deu por meio das intervenções da Diocese de Goiás junto aos trabalhadores rurais do município de Itapuranga, nas décadas de 1970 e 1980, enquanto veículo de produção de conhecimentos, bem como as contribuições dessa mediação em um despertar para as realidades vividas pelo homem do campo, na luta por uma vida mais justa e humana. Esse processo inclui não apenas o trabalho de evangelização, mas também as ações educativas de caráter social e historicamente associadas a uma concepção de Igreja filiada ao que se denomina Teologia da Libertação. Nossa compreensão é de que todo esse processo exerceu forte influência e ajudou os sujeitos nele envolvidos a reconhecer as possibilidades de se organizarem na luta por uma vida mais digna por meio das mobilizações, enfrentamentos, fundação de sindicatos, entre outras ações. Sendo assim, o problema aqui proposto é: Que elementos contribuíram para a educação popular no contexto de vida dos trabalhadores rurais de Itapuranga-GO, por meio da mediação pedagógica da Diocese de Goiás, e como esse processo educativo contribuiu para o reconhecimento da cultura de resistência desses trabalhadores, levando, entre outras ações, à fundação do STRI - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapuranga, e contribuindo, assim, para a melhoria de condições de trabalho e saúde, exercício da cidadania e incentivo para o manuseio da terra no município de Itapuranga, nas décadas de 1970 e 1980. Tudo isto será investigado a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores pesquisados. Está será nossa proposta de pesquisa apresentada ao programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia, da Universidade Estadual de Goiás.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido