Speaking Club, interação e aprendizagem

Autores

  • Waldeir Eterno da Silva

Resumo

SPEAKING CLUB - O Speaking Club é um projeto de extensão cadastrado no IFG (Instituto Federal de Goiás) iniciado em 2012. Ele se configura como um espaço para desenvolvimento de processos de ensinoaprendizagem que nos indicam a possibilidade de: comunicar usando língua inglesa, refletir acerca de aspectos socioculturais e provocar oportunidades para as pessoas se aventurarem na participação, na comunicação e no desenvolvimento pessoal e/ou em grupo. Os encontros acontecem quinzenalmente, durante uma hora e meia e dele participam membros da comunidade acadêmica que mostrem interesse. Os participantes tomam turnos de fala e utilizam metodologias como trabalho em grupos, consultas na web. Discutimos variados tópicos como estereótipos e exploração do trabalho infantil.

PROBLEMA – Refletir acerca das motivações da participação no projeto, das estratégias de uso da língua estrangeira/adicional inglesa, e das alterações que acontecem no processo de aquisição linguística dos participantes do Speaking Club, um projeto de extensão no Instituto Federal de Goiás.

OBJETIVO GERAL - Investigar a participação dos alunos no projeto quanto: ao uso da língua inglesa em interações orais; à opinião sobre temas considerados polêmicos, à luz da pedagogia crítica; à significação do “falar inglês”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1 - Descrever como se dão as interações orais dos participantes; 2 – Investigar quais as motivações dos alunos em participar do projeto; 3 – Diagnosticar e interpretar as alterações que acontecem no processo de aquisição linguística dos participantes do Speaking Club;

METODOLOGIA - Desenvolveremos um estudo de caso qualitativo. Integrará a fonte primária de dados: as narrativas dos participantes do Speaking Club através de diários e/ou blogs, a fim de desvelar aspectos da vivência não recorrentes nas sessões temáticas ou aprofundar no relato individual dos participantes da pesquisa; vídeo gravações das interações durante os encontros do grupo; Protocolos de interação da plataforma edmodo. Os dados serão transcritos, cotejados e categorizados obedecendo o maior número de recorrência de aspectos comuns aos participantes. Aspectos convergentes e divergentes da experiência serão então analisados pelo pesquisador.

REFERENCIAL TEÓRICO – Para fundamentar nossa pesquisa utilizamos alguns conceitos da aprendizagem colaborativa de Vygotsky (1934) da constituição do homem pela língua em sua relação com a cultura, pois para Spradley (1980), compreender culturas significa compreender o mundo, aceitando e convivendo com as diferenças individuais que compõem o todo. Para Ochs (1986), a língua ocorre sempre em contexto cultural determinado, e os valores do contexto poderão requisitar itens lexicais diferenciados e necessários para o especifico contexto. Kramsch (2009) destaca que quase sempre há possibilidade de conflitos entre as necessidades pessoais e grupais, entre as demandas individuais e dos outros, entre falante nativo e não nativo. Bakhtin (1981) nos ajudara com a concepção de que dialogismo não é só relação, é sempre uma resposta, somos o que os outros não são e percebemos o mundo através do nosso tempo e espaço, mas também do tempo e espaço do outro.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido