Sobre a Revista
O atual paradigma produtivo hegemônico no campo brasileiro foi consolidado, em especial, a partir da implantação do pacote tecnológico da Revolução Verde nos 1960. Esse modelo de desenvolvimento para o campo se baseou na mecanização, na pesquisa genética e no uso intensivo de fertilizantes e agrotóxicos. Embora tenha elevado a produtividade de grãos no país, este paradigma elevou os impactos socioambientais, impactando tanto a natureza (contaminação de rios, vegetação, ar, animais) quanto as pessoas (intoxicação de trabalhadores, elevação de casos de câncer, contaminação por via alimentar). Enquanto o investimento em pesquisa de produtos agrotóxicos cresceu progressivamente, o mesmo não aconteceu com a pesquisa em torno dos impactos dos agrotóxicos para a saúde e o ambiente natural. Este cenário gera violações cotidianas aos direitos humanos de trabalhadores do campo e da indústria agroquímica, trabalhadores da saúde, além dos próprios consumidores que consomem alimentos e água contaminados.
A proposta de realização do “Seminário Nacional: Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos” atende a uma demanda de ampliação e consolidação do debate internacional sobre a questão dos agrotóxicos e sua relação (a partir da saúde e meio ambiente) com os direitos humanos. Neste evento, além do fortalecimento da articulação nacional, esperamos fortalecer rede de pesquisadores internacional.
O evento é constituído por conferências, mesas redondas, espaços de diálogo e grupos de trabalho, estabelecendo relações sólidas e construindo caminhos a partir das pesquisas apresentadas. Esperamos contribuir com o desenvolvimento científico e popular da temática, fortalecendo também a inserção e/ou fortalecimento dos saberes populares neste debate. Os Espaços de Diálogo serão momentos para apresentação de trabalhos a serem enviados livremente pelos participantes, enquanto os Grupos de Trabalho serão espaços para debate e articulação em torno da questão dos agrotóxicos e da resistência popular ao modelo de desenvolvimento baseado nestes produtos .