A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA VISAO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE GOIÂNIA

Autores

  • Kalina Teles de Souza Universidade Estadual de Goiás

Resumo

RESUMO: A Educação Permanente em Saúde é uma estratégia importante para auxiliar no processo de transformação das práticas de trabalho, na valorização do servidor e se destina à transformação do modelo de atenção à saúde. Objetivo: Investigar o processo de realização de ações de Educação Permanente em Saúde na visão de servidores de uma Secretaria Municipal de Saúde. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa e qualitativa com 15 servidores municipais da área da saúde. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, com enfoque na descrição das ações de Educação Permanente em Saúde, conhecimento conceitual desta política, bem como a satisfação com a execução e planejamento das ações, possibilidades de transformações das práticas profissionais e facilidades e dificuldades vivenciadas. Realizou-se a análise dos dados quantitativos por meio de frequência simples (%) e o conteúdo das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que 80% dos servidores desconhecem o conceito de Educação Permanente em Saúde, o que permite concluir que executam as ações sem o embasamento teórico necessário, 60% afirmaram estar satisfeitos com as ações e  para 80% a participação nas ações trouxe transformação em suas práticas profissionais.  Dentre os fatores que facilitaram as ações 60% citaram a disponibilidade e liberação pelo gestor e dentre os que dificultaram foram mencionados a carga horária excessiva de trabalho e deficiência de recursos humanos. Conclusões: É necessário um alinhamento teórico para os servidores, incluindo também diretores e gestores para que obtenha a melhora da qualidade da elaboração e execução das ações de educação permanente em saúde, bem como o monitoramento constante das ações propostas.

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Publicado

2016-02-05