ABORDAGEM INTERCULTURAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE INGLÊS COMO LE NA UNIVESIDADE

Autores

  • Dllubia Santclair
  • Barbra Sabota

Palavras-chave:

Ensino de inglês. Interculturalidade. Língua estrangeira.

Resumo

Nessa apresentação pretendemos discutir a promoção do desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (BYRAN, 1997; CORBETT, 2003) na disciplina de Língua Inglesa do curso de Letras, na busca por elementos que direcionem o empoderamento dos aprendizes nas empirias de produção de suas subjetividades, emergidas em meio às negociações e traduções no contexto e sala de aula. Buscamos refletir teoricamente sobre o conceito de Competência Intercultural (BYRAN, 1997; CORBETT, 2003) em conexão com a visão de língua como prática social (MOITA LOPES, 1996; SABOTA, 2003), ressignificada pela interação social (VYGOTSKY, 1989). A abordagem intercultural prioriza um currículo multicultural e crítico que ensina de forma ativa e facilita a construção de identidades pessoais e sociais dos aprendizes no processo de desenvolvimento das competências linguísticas. Sendo compreendida como uma possibilidade apropriada para o ensino de inglês como LE em contexto universitário, ao contribuir com a compreensão da cultura estrangeira a partir da nossa cultura, atuando na formação cidadã do professor de LE. A pesquisa foi desenvolvida durante o 2º semestre de 2015, contamos com dez participantes, a saber: 09 alunos mais o professor da disciplina. Distribuímos questionário inicial, fizemos gravação em áudio e vídeo e uma entrevista ao final. Os resultados analisados até o momento apresentam a abordagem intercultural como uma meta a ser atingida pelo professor de LE, a qual pode viabilizar a articulação entre os fluxos linguísticos e culturais dos aprendizes em sua construção linguística, para que ele possa aprender e compreender a cultura do “outro”, refletindo sobre a sua própria cultura e o seu lugar em relação a outros universos culturais.

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Publicado

2016-11-07