A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR EM FORMAÇÕES DE CURTO PRAZO: UMA REALIDADE NEOLIBERAL
Palavras-chave:
Aligeiramento. Formação. Neoliberalismo.Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar a construção identitária do professor diante do cenário político social que é reflexo do neoliberalismo, e suas conseqüências quanto a sua formação docente dentro dessa vertente. Como suporte teórico ao desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica destacam-se as ideias de Quixadá (2007), Frigotto (1995) e Marrach (1996). O trabalho propõe algumas reflexões sobre o papel da educação que assume uma função mercadológica e as consequências na formação de professores. Segue fazendo considerações sobre os papéis da formação pedagógica, considerando as normas oficiais. Como resultado, destacar-se de que os docentes em questão não fogem à tendência presente na educação país, de privilegiar a formação técnica do professor, em detrimento a uma formação pedagógica que o capacite para exercer a sua cidadania e intervir no processo de transformação social.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Resumo Expandidos