A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de História, Desafios da docência.Resumo
A Educação é objeto de pesquisa de diferentes áreas e de seu cerne surgem inúmeras problemáticas que se dedicam a compreender as deficiências e os apontamentos para a melhoria nessa importante ferramenta de desenvolvimento social. Vale a ressalva que a Educação, ainda está associada apenas ao meio escolar – o que representa uma enorme responsabilidade aqueles que estão envolvidos nesse processo e isto representa certamente um equívoco, tendo em vista que esta deveria estar atrelada a todos os âmbitos sociais e não apenas à alçada escolar –. Assim, é notável a preocupação dos pesquisadores em Educação e, sobretudo no âmbito da didática, com os desafios da formação de professores e a prática do ensino, a fim de garantir que aos menos as deficiências nesse setor sejam amenizadas. Nesse sentido, esse texto destina-se a ponderar sobre tais desafios na contemporaneidade, e mais se pauta em relação a estes desafios com especial atenção para o Ensino de História. Para tanto o texto se orienta incialmente a compreender através de pesquisas recentes os pressupostos lançados em relação à formação dos professores e os aspectos que recebem intrinsecamente do Estado e de determinadas camadas da sociedade. No segundo momento, nos propomos a avaliar os desafios e apontar alguns caminhos necessários - embora não “canônicos”, ou mesmo obrigatórios e eficazes – para a formação dos professores. Na terceira parte, nos debruçamos em relação aos desafios do Ensino de História na contemporaneidade traçando a relação entre a formação do professor de história e a prática cotidiana das aulas.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Resumo Expandidos