A IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PRIMEIRA FASE: PROFESSORA OU TIA?

Autores

  • Claudia Cristina Araújo
  • Silvair Félix dos Santos

Palavras-chave:

Identidade. Professor. Tia. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo reflexivo realizado a partir de uma indagação a respeito da real identidade do professor da educação infantil e do ensino fundamental primeira fase. O questionamento central está baseado na postura internalizada por estes sujeitos no sentido de se verem e serem vistos por seus alunos como tias ou tios, ou se realmente estes têm assumido a sua verdadeira identidade de professores que são. Para orientar esta reflexão buscou-se orientação bibliográfica em estudiosos da educação como Freire (1997); Soares (2000); Sota (2005), Figueiredo, Micarello, Sota (2005) além de entrevista realizada com professoras que atuam nesta etapa da educação. Finalmente, foi apresentada posições a cerca da formação da identidade do professor com o aporte dos teóricos já mencionados.

Downloads

Publicado

2016-11-07