A DISCIPLINA NA ESCOLA E OS LIMITES PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM LIVRE: UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Autores

  • Marcelo de Deus Campos
  • Ger Guimarães

Palavras-chave:

Escola. Formação. Homem Livre. Foucault.

Resumo

Identificar a disciplina na escola e os limites para a formação do homem livre, a partir de uma perspectiva foucaultiana (disciplinarização e normalização); a partir deste objetivo geral temos três objetivos específicos que consistem em: examinar a história da “disciplina” enquanto técnica e como essa técnica será exercida e sobre quem ela será exercida ao longo de sua história; descrever quais as técnicas de dominação de extrema racionalidade impostas pelo Estado à escola ao longo de sua história enquanto fenômeno moderno, e quais são estas técnicas e como elas são aplicadas pela escola aos discentes enquanto forma de controle do discurso; relatar quais são os instrumentos, indicados por Foucault, para retirar o “controle normativo e disciplinar” da formação e restaurar a universalidade e a integralidade da formação do homem livre em detrimento deste controle disciplinar e normativo.

Downloads

Publicado

2016-11-07