A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE – ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UFG

Autores

  • Marco Aurélio Fernandes Neves
  • Sandra Elaine Aires Abreu

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Interculturalidade, Hierarquização, Impactos Socioambientais

Resumo

O projeto que escolhemos como objeto de nossa pesquisa chamou-nos a atenção exatamente por problematizar as estratégias de prática do ensino de educação ambiental na rede pública. Tal projeto de extensão se intitula Reativar: lugares, naturezas e culturas, vinculado a Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás – UFG. As atenções deste projeto estão voltadas para um processo de impacto socioambiental, derivado de um amplo fenômeno de migração que ocorre em Aparecida de Goiânia, (cidade que se encontra em situação de conturbação com a cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás) dentro do qual a ênfase recai sobre os processos de invisibilização de saberes e práticas de modelos de natureza construídos historicamente a partir de profundas relações socioambientais em seus lugares de origem, em decorrência da imposição, por mecanismos midiáticos, de modelos de vida a serviço do “sistema mundo capitalista”.

Downloads

Publicado

2016-11-07