A QUADRILHA INSERIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROTAGONISTA
Palavras-chave:
Dança, estágio, formação.Resumo
Este estudo consiste em um relato de experiência das acadêmicas da disciplina Estágio Supervisionado IV, do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, Campus ESEFFEGO, as intervenções ocorreram no período de abril a junho de 2016. O objetivo principal desse relato foi apontar os pontos relevantes do Estágio Supervisionado IV para nossa formação acadêmica em relação a Educação Infantil e suas contribuições para as crianças, onde trabalhamos o conteúdo de danças populares, no caso, a quadrilha na Educação Infantil, pois consideramos que a formação dos profissionais em Educação Física requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência para realização de atividades após a sua formação e que faça com que ele não perca esse vínculo entre o ensino, pesquisa e extensão. Nessa perspectiva os estágios supervisionados se constituem em formas necessárias na construção de espaço para o exercício de uma postura crítica. Inicialmente realizamos discussões, observações da turma que faria parte das intervenções e estudos em sala para determinar os objetivos, avaliações e metodologia para realização das aulas. Iniciamos as atividades em campo de estágio, e desenvolvemos nossas aulas com ajuda e supervisão das 3 professoras, da pedagoga e da diretora da instituição. Temos então que os estágios supervisionados são a consolidação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho e, consequentemente, para nossa formação profissional.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Anais completos