AS VISÕES DA ESCOLA E DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA
Palavras-chave:
família – escola – deficientes.Resumo
A importância de se traçar novas estratégias e reforçar a necessidade de estreitar a parceria entre a família e a escola no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência e seus professores regentes, bem como os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) nunca foi tão pertinente para que possibilitasse estratégias de ensino-aprendizagem, de modo a tornar-se uma opção indispensável para o desenvolvimento da criança e caberia a família a exercer uma função colaborativa mais assídua, com o objetivo, por exemplo, de reforçando o conteúdo ensinado em sala, tornando-o mais significativo para seus filhos. Em seus artigos Cavalcante (1998) cita os benefícios da participação da família no contexto escolar, bem como o desenvolvimento cognitivo e emocional em ambiente escolar. É importante ressaltar a união e a criação de uma aliança entre estas duas instâncias, com finalidade proporcionar ao aluno condições para torna-lo cidadãos capazes de agir em sociedade. Picanço (2012) ainda ressalta a importância de que a escola e a família estarem sempre juntas, e não viver uma sem a outra, de modo que possam alcançar seus objetivos, e ter uma maior eficiência sob este. De modo que por meio de tais pesquisas bibliográficas entre outras a seguir, além de hipóteses foi possível chegar a problemática: Como o professor regente e o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) interagem com a família de alunos com deficiência? O presente documento busca ressaltar que os pais estejam sempre cientes dos acontecimentos em sala, assim como os afazeres escolares, de modo que possa estar mediando e incentivando o desenvolvimento.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Anais completos