BIG DATA: DESCOBERTA E PREVISÃO DE TENDÊNCIAS PARA DIRECIONAR O RUMO DA EMPRESA

Autores

  • Danilo Nogueira da Silva
  • Emanoel Raimundo Parente da Cruz
  • Elizabete Tomomi Kowata

Palavras-chave:

Big Data, Maquina.

Resumo

Desde os primórdios da humanidade, o homem se interessa pelo futuro. A criação de uma máquina a qual possibilitasse cruzar o tempo e espaço e alcançar o futuro foi e ainda é o objetivo de diversos cientistas e teóricos ao redor do mundo. Vislumbrar os desdobramentos das atitudes do presente seria de grande utilidade para diversos setores, dentre os quais a economia e a política são exemplos. Porém, tal máquina ainda é um mero desejo dos estudiosos e pesquisadores.
Nas últimas décadas, porém, percebeu-se a existência de um material do qual pode, se devidamente utilizado, auxiliar as organizações – lucrativas ou não – na descoberta de novas ideias e tomada de decisões. Não se trata de um material raro ou de pequena acessibilidade. Todas as organizações o possuem, sendo que algumas já adquiriram a consciência da riqueza desse material, enquanto outras ainda permanecem ignorantes quanto ao poder de sua utilização. O poder de “prever o futuro” e assim, agir no presente de maneira consciente e consistente está mais próximo do que se imagina.

Downloads

Publicado

2016-11-07