DIVERSOS OLHARES SOBRE O BRINCAR

Autores

  • Márcia Andrade Vicente Lucas
  • Kátia Cilene Camargo Silva

Palavras-chave:

Infâncias. Brincar. Brincadeiras. Brinquedos. Memórias

Resumo

O presente trabalho objetiva a reflexão acerca das brincadeiras como marca da cultura da infância que precisa ser resgatada e preservada, garantindo à criança o direito de ser criança. A iniciativa surge a partir de uma proposta colocada pela formadora no curso Educação Infantil e suas Especificidades, Módulo II, realizado no primeiro semestre do ano de 2016, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação do município de Anápolis– CEFOPE. Propôs-se uma pesquisa envolvendo vários atores com o intuito de levar todo o grupo de professores cursistas a refletir sobre as concepções de infâncias, brinquedos e brincadeiras através dos tempos. Optou-se pela entrevista semiestruturada com categorias de pais, professores e crianças. Buscou-se fazer breve levantamento histórico do brincar e sua importância para o desenvolvimento infantil, relatar algumas brincadeiras de ontem e de hoje e explicitar como o exercício por parte dos adultos de lembrar-se do passado revelou memórias, emoções expressas em sorrisos nostálgicos sobre a infância de décadas passadas. Concluiu-se que as crianças de hoje possuem locais diferentes e, em comparação com o passado de certa forma, reduzidos para o brincar, todavia muitas brincadeiras antigas ainda fazem a diversão das crianças de hoje, sendo a instituição escolar um local privilegiado para perpetuar este processo de transmissão da cultura lúdica.

Downloads

Publicado

2016-11-07