ECOS DO BARROCO NA CIBERPOESIA CONTEMPORÂNEA DE ANTERO DE ALDA

Autores

  • Bruna Messias de Oliveira
  • Hevellyn Cristine Rodrigues Ganzaroli
  • Késia Alves da Silva
  • Leonardo José Rodrigues
  • Nádia Vieira Simão
  • Pâmela Natiele Pereira Bispo
  • Viviane Ellen Araújo Pereira
  • Débora Cristina Santos e Silva

Palavras-chave:

Cibercultura. Barroco. Ciberpoesia. Antero de Alda.

Resumo

Visto que a sociedade atual está em uma era inteiramente digital e a população jovem é fruto de uma geração na qual o conhecimento cibercutural lhe é intrínseco. Por essa razão, é importante que o estudo da literatura seja feito de modo sincrônico e contextualizado. Dessa forma, o presente trabalho busca fazer uma análise sincrônica da ciberpoesia do web-poeta português Antero de Alda e o estilo Barroco, considerado como a primeira manifestação literária genuinamente brasileira. A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível identificar que, por trás da poesia contemporânea e instantânea de Alda, existem grandes marcas do Barroco, tal como a presença do cultismo e do conceptismo, o hibridismos e os jogos de linguagem. A produção bibliográfica e visual de Alda se situa no contexto histórico e literário atual. Com isso, através do uso da arte e da literatura, ele denuncia e critica as mazelas presentes na sociedade. A partir da análise da obra de Alda, observa-se que o poeta critica a fragmentação da sociedade, que acarreta diretamente a individualização do homem perante o social. Assim, usando-se de antíteses, de sinestesia e raciocínio engenhoso, características da estética barroca, Alda chama a atenção para problemas atuais, como o individualismo e a alienação, e interage com o leitor ao fazer perguntas que o levam a pensar sobre as incertezas da vida. Dessa forma conclui-se que na poesia contemporânea de Antero de Alda, dotada de todas as características da ciberpoesia, existem notáveis ecos do Barroco do século XVII.

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Publicado

2016-11-07