ENSINO DE HISTÓRIA E A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGOGICAS

Autores

  • Micaelle Cristina Peixoto Pereira
  • Bruna Batista Silva

Palavras-chave:

Desinteresse educacional, utilização de práticas pedagógicas em sala, desafios da docência, compreensão dos processos e dos sujeitos históricos

Resumo

Este presente relato de experiência busca analisar o contexto vivido dentro da sala de aula da educação básica, na visão de ex-alunas que pela formação inicial no curso a licenciatura em História, retorna à educação básica, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A ideia central desse projeto é entender a importância da utilização das práticas pedagógicas no ensino de história. Pretende-se levantar questões que possibilitem entender os motivos do desinteresse dos alunos, baseando-se em nossa experiência da época em que estivemos em situação semelhante, enquanto ex-alunas do ensino médio, e a partir desse novo olhar fornecido pela presente realidade, possuindo uma nova perspectiva proporcionada pelo programa de iniciação à docência que possibilita a participação em sala, através desta experiência torna-se possível buscar praticas pedagógicas visando despertar o interesse destes alunos da formação inicial.

Downloads

Publicado

2016-11-07