ENSINO, EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PROCESSOS DE LETRAMENTO NA CIBERCULTURA

Autores

  • Débora Cristina Santos e Silva

Palavras-chave:

Cibercultura. Educação estética. Processos de letramento.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados finais de um projeto que propôs o estudo dos processos de leitura e escrita em hipermídias, focalizando as práticas de letramento na sociedade contemporânea. Sendo assim, a pesquisa buscou investigar como se processam a criação artística e a fruição do texto literário, em suas multimodalidades, nos variados e complexos processos de produção e recepção da arte e da literatura em hipermídia. Promoveu também discussões sobre os princípios teóricos e metodológicos da Educação Estética, com vistas a ampliar as possibilidades de práticas interdisciplinares de ensino de literatura e artes na escola, na promoção da reflexão teórica e da mediação pedagógica. Concentrou-se, portanto, no estudo dos processos de ensino e aprendizagem em hipermídias, cujos eventos de intercâmbio sociocultural contemplam ricas experiências de interação de linguagens e convergência de mídias, explorando as possibilidades de práticas interdisciplinares de ensino, nos âmbitos da reflexão teórica e da mediação pedagógica. Integra-se ao Grupo de Pesquisa ARGUS - Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (Diretório de GP/CNPq), por nós coordenado, que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de pesquisas dos professores e alunos da UEG e instituições parceiras. Desta forma, o projeto articula as áreas da Educação e da Linguagem, transversalizadas pelas Tecnologias, entendidas não somente como “artefatos tecnológicos”, mas enquanto constructos socioculturais que favorecem novos processos de interação e intermediação do saber nos meandros da Cibercultura emergente. Busca, desta forma, preparar graduandos e pós-graduandos de Letras e Pedagogia, além de professores e pesquisadores de áreas afins, para as novas demandas educacionais, em ambientes formais e não formais de aprendizagem, dentro e fora da escola.

Downloads

Publicado

2016-11-07