IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS NAS ABORDAGENS DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA VISÃO DISCENTE

Autores

  • Ramon Borges Portilho
  • Antônio Oliveira

Palavras-chave:

Literatura, Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho visa mostrar que a Literatura está diretamente voltada para o contexto social em que o seu leitor está inserido, como afirma Ramos e Zanolla (2007), fundamentando ainda mais a ideia de Cosson (2006), que se refere à Literatura como algo que arranca os frutos dos acontecimentos socioculturais e entrega às massas para que haja uma espécie de disseminação dos acontecimentos, mostrando que tais acontecimentos se referem ao contexto social em que o leitor está inserido. Dessa forma, espera-se do leitor uma atitude mais reflexiva e, ao mesmo tempo, que ele assuma uma postura mais ativa na sociedade, entendendo que os textos literários são registros socioculturais e use-os para contribuição nas suas ações na sociedade em que vive. A pesquisa possui como objetivos analisar como se dá o ensino de Literatura no Ensino Médio no 2° e 3º ano de uma escola da rede pública de ensino a partir da ótica discente, numa tentativa de analisar se as aulas de Literatura atendem à demanda social por intermédio da leitura de textos literários.
Objetivo Geral

Downloads

Publicado

2016-11-07