(IN) DISCIPLINA NA ESCOLA, UMA QUESTÃO PARADIGMÁTICA: ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS NO MUNICIPIO DE ANÁPOLIS.

Autores

  • Edergênio S. Vieira
  • Silvair Felix

Palavras-chave:

Disciplina, Indisciplina, Escola, Regimento Escolar.

Resumo

O presente trabalho dissertará sobre o que é (in) disciplina escolar? Qual a função da escola? E a luz da análise do discurso verificar como o regimento escolar do Colégio da Polícia Militar de Goiás, trabalha para um processo de docializacão dos corpos e mentes com vistas à preparação de força de trabalho para o sistema capitalista. Conquanto o trabalho tenha um recorte, analisar o regimento escolar do CPMG, a pesquisa analisa a (in) disciplina no universo escolar, como um fenômeno que provoca o adoecimento do docente, e provoca o rompimento do contrato entre educador e educando obstruindo a finalidade educacional progressista, formar cidadão críticos e participativos que interfiram na realidade com vista a transforma-la. Optamos pela pesquisa de cunho bibliográfica, para assim estabelecer uma linha diacrônica da (in) disciplina, especialmente no universo escolar. Esperamos que a conclusão ainda que provisória, sirva como uma alternativa para o entendimento do fenômeno da (in) disciplina escolar.

Downloads

Publicado

2016-11-07