LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIA DO PIBID EM LETRAS NO COLÉGIO ABC - ANÁPOLIS

Autores

  • Leonardo José Rodrigues
  • Lorena de Oliveira Freitas
  • Vanessa da Silva Bomfim
  • Ewerton de freitas Ignácio

Palavras-chave:

Formação docente. Leitura. Escrita

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar como é a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás no Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho e os resultados desse processo. É evidente que o processo de inserção dos bolsistas em sala de aula desde o início do curso fornece inúmeras experiências para os acadêmicos que buscam aperfeiçoar seus métodos docentes e para os estudantes da própria instituição escolar que veem os bolsistas como professores e, mais que isso, como amigos para ajudá-los na prática da produção escrita e da leitura. Baseando-se em teóricos que pesquisam sobre o processo da formação de professores de português e línguas e a importância da prática para uma formação sólida, os bolsistas puderam desenvolver atividades que proporcionaram muitos resultados positivos. Com uma metodologia mais lúdica e contextualizada, baseada na interação e no diálogo, os bolsistas “pibidianos” puderam identificar os obstáculos que impediam o desenvolvimento dos alunos e procurar soluções. Ao desenvolver atividades didático-pedagógicas juntamente com os professores supervisor e coordenador, os bolsistas conseguem compreender e refletir sobre o que é ser um professor, o que é a prática docente e quais são suas implicações. Tendo em vista os resultados obtidos na prática docente dos acadêmicos e a importância da relação entre a escola, o acadêmico bolsista e o aluno para um bom aprendizado, este trabalho conclui que a formação docente acontece continuadamente, por meio das experiências vividas em sala de aula e dos estudos teóricos que fornecem o suporte para a prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2016-11-07