O ESTADO DA ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE: PENSAMENTO COMPLEXO, INTERDISCIPLINARIEDADE, FENOMENOLOGIA E INTENCIONALIDADE
Palavras-chave:
Formação Docente, Fenomenologia, Intencionalidade.Resumo
Esta proposta de estágio pós doutoral surge da inquietação de perceber que grande parte dos cursos de formação de professores no Brasil, ainda oferece um ensino reducionista mais voltado para o mercado, com formação técnica, acrítica e aligeirada. Essa formação docente se resume ao desenvolvimento de competências técnicas para uma atuação prática restrita ao que se vai ensinar, provocando uma distorção na prática docente. Como continuidade das pesquisas, em busca de novos referenciais e metodologias que possam contribuir para uma reflexão complexa e transformadora pretendemos responder a questão: Como avançar no estudo da arte sobre formação docente a partir da fenomenologia e da complexidade, com destaque as dimensões humana e intencional da fenomenologia e ainda da inter/transdisciplinaridade do pensar complexo, como contraponto para redimensionar a formação reducionista e técnica dos cursos de Letras da UFT e UFG, de maneira a propiciar uma formação do aluno, futuro professor, como pesquisador crítico, criativo e consciente de seu papel humano e intencional na construção e transformação do mundo em que vive em sua totalidade? Essa pesquisa se justifica pela atualidade da temática numa sociedade globalizada, que requer ousadia e transformações constantes e pelo objetivo de promover um diálogo entre as categorias da fenomenologia e os princípios cognitivos do pensamento complexo, na formação docente, de modo a propiciar uma concepção de conhecimento, que implica incorporação de novas abordagens teóricas e metodológicas direcionadas a problematização do saber e da valorização do humano.Downloads
Publicado
2016-11-22
Edição
Seção
Resumo Expandidos