O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL SUPERIOR FRENTE OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR

Autores

  • Lorena Azevedo Costa
  • Silvair Félix dos Santos

Palavras-chave:

Formação docente. Universidade. Identidade docente.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar o papel da universidade na construção da identidade docente dos alunos de Ensino Superior frente aos desafios de ser professor. Sendo assim, a principal questão que o presente trabalho pretende responder é como os alunos da pós-graduação lato sensu – Especialização em Linguagens e Educação Escolar da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas se identificam com a profissão professor frente aos desafios impostos pelo cotidiano de ser professor e qual o papel da universidade na formação desses docentes. Para tanto, recorremos a teóricos como: Tenroller (2011); Quixadá-Viana (2013); Fernandes e Cazonato (2014); Duarte (2012), entre outros. Ainda de forma indireta outros autores influenciaram a pesquisa, haja vista a ampla bibliografia que tivemos acesso durante o período cursado na disciplina: Identidade na formação e atuação docente, entre os quais podemos citar: Freitas (2007); Bello (2001), entre outros teóricos. Além das experiências compartilhadas pelos discentes das áreas de Psicologia, História, Geografia, Matemática, Educação física, Letras- Habilitação em Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2016-11-22