O PROCESSO DE ACOMODAÇÃO DO HIPERGÊNERO REVISTA SEMANAL DE INFORMAÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Andressa Andrade Pires
  • Sóstenes Cezar de Lima

Palavras-chave:

Hipergênero, Mídia Digital, Novas Mídias, Revista Semanal de Informação.

Resumo

A tecnologia vem tomando conta de quase todos os aspectos da vida humana. No campo da produção e do consumo de informações, assistimos ao surgimento das chamadas “novas mídias” ou “mídias digitais” (MANOVICH, 2001; 2005), que têm ameaçado a hegemonia do papel como suporte preferencial para os gêneros informativos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de acomodação da revista semanal de informação no meio digital. A revista semanal de informação é compreendida aqui como um hipergênero, isto é, um agrupamento ordenado de gêneros (BONINI, 2011; LIMA, 2013). Procuramos, assim, identificar quais características da estrutura retórica típica do hipergênero foram mais alteradas na transposição da mídia impressa para a mídia digital. Para isso, analisamos 4 (quatro) edições da revista CartaCapital e as 4 (quatro) edições digitais correspondentes, fazendo uma comparação entre suas estruturas retóricas, descritas em termos de uma hierarquia existente entre quatro tipos de unidades retóricas: gênero discursivo, bloco retórico, seção retórica e colônia retórica.

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Publicado

2016-11-22