O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS

Autores

  • Alessandra Almeida Santos
  • Ivana Alves Monnerat de Azevedo

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental. Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa, de natureza qualitativa é fruto de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em andamento, que tem como finalidade é identificar as concepções e as das professoras acerca da forma como se dá o processo de alfabetização nos Anos iniciais do ensino fundamental, especificamente na turma do 1º Ano, bem como analisar as propostas metodológicas que permeiam essa prática. A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos indissociáveis. Nessa perspectiva, o estudo poderá contribuir para dirimir as dúvidas acerca do processo de alfabetização e também trazer novas propostas para este processo, auxiliando os professores que atuam nesse campo, como também poderá fornecer informações relevantes para a realização de futuras pesquisas nessa área.

Downloads

Publicado

2016-11-22