PROFESSORES E FORMAÇÃO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Dagmar Dnalva da Silva Bezerra

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação. Professores. Formação.

Resumo

A pesquisa, aqui apresentada, é um recorte da pesquisa realizada no Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na linha de Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo. Trata-se de pesquisa documental desenvolvida numa abordagem histórico-dialética que objetivou analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (BRASIL, 2014) para compreender o tema da formação docente relacionando-o ao contexto político-econômico brasileiro na atualidade. Partimos da contextualização do Plano e seguida debatemos sobre as metas 15, 16, 17 e 18 que abordam a formação, a profissionalização e o trabalho dos professores, com especial atenção àqueles que atuam na educação básica. Ao finalizar, procuramos refletir sobre as questões estabelecidas no PNE/2014 para a formação de professores, a partir da concepção de educação como prática social que, ao reconhecer os sujeitos como seres histórico e social, promove a formação e a transformação no espaço em que estão inseridos. Já que em uma prática social os agentes se comprometem politicamente com a realidade em que vivem e em interação com outros sujeitos se co-responsabilizam pela luta por um projeto social que se realiza pela justiça, igualdade e democracia, conduzido nos princípios de uma práxis emancipadora.

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Publicado

2016-11-24