UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES, SEGUNDO BOLSISTAS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UEG
Palavras-chave:
Bolsistas PIBID, Desafios, Possibilidades.Resumo
O objetivo deste resumo é apresentar parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início de 2016, por meio da participação de bolsistas do Subprojeto Pibid Pedagogia, do Campus Anápolis de CSEH. O estudo configura-se qualitativo e constitui-se de estudos teóricos e empíricos. Na parte teórica, nos apoiamos em autores que debatem sobre como vem ocorrendo a formação inicial de futuros professores, por meio do PIBID. No que tange à parte empírica, foram aplicados questionários semistruturados em nove bolsistas pibidianos do Curso de História de um campus universitário da UEG. Os dados foram analisados a luz da metodologia Análise de Conteúdo. Guiados pela problemática:- Quais são os desafios e as possibilidades que os pibidianos enfrentam durante sua atuação no subprojeto de História. A análise dos dados apontou que o Subprojeto Pibid de História parece estar contribuindo diretamente na formação acadêmica dos bolsistas e, também, na formação pessoal de cada um deles. Esperamos que as reflexões aqui apresentadas possam contribuir para os debates em relação à função do B na formação dos futuros professores.