VISÕES DOCENTES SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
Currículo Escolar, Reflexões, Visões Docentes.Resumo
O presente trabalho versa sobre as atividades integradas à disciplina “Cultura Escolar e Currículo”, do 4º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis, proposta pela docente Maria Lúcia Pacheco Duarte Santos.
A proposta do tema foi inspirada a partir de discussões e estudos sobre a obra “Currículo, Território em Disputa”, de Miguel Arroyo, que nos traz reflexões ao redor da necessidade de reconhecimento e inclusão das experiências sociais dos educadores, educandos e seus coletivos populares por parte dos currículos (oficiais, reais, ocultos, etc.).
Para este artigo adentramos em reflexões acerca do currículo escolar, suas manifestações dentro da escola e na sociedade em geral, sua estrutura, tipos e características, também como sua história e seus conceitos e teorias, buscando assim mediar e responder a seguinte problematização: “Quais são as visões docentes a cerca do currículo escolar?”.
Houve também a realização de pesquisa-campo in lócus, mediante um questionário às professoras de determinada escola da cidade de Anápolis, na tentativa de entender e responder a questão de suas visões a respeito do currículo e suas manifestações.