PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NO PROJETO “PROFESSOR CONECTADO”: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO LETRAMENTO DIGITAL

Autores

  • Camila dos Santos Rocha
  • Elson Marcolino da Silva

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Letramento Digital. Professor Conectado.

Resumo

O artigo, em questão, discute a cerca dos usos pedagógicos do notebook em sala de aula desenvolvidos por professores da cidade de Anápolis beneficiados pelo projeto “Professor Conectado”. Tal projeto visa enriquecer a prática pedagógica dos docentes da rede municipal de ensino e melhorar a qualidade da educação na cidade, para tal, foram disponibilizados cerca 1700 notebooks para os professores. Nosso objetivo foi analisar, refletir e compreender as práticas de letramento digital destes professores, e se estas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos. No contexto escolar, as práticas de letramento digital são caracterizadas na medida em que os sujeitos, em situações educativas, fazem usos pedagógicos, ou não, dos aparatos da tecnologia eletrônico-digital. No campo educacional escolar, as tecnologias digitais estão influenciando o processo de ensino e aprendizagem, além de abrir um leque de possibilidades pedagógicas. Partimos, assim, do pressuposto inicial de que, na organização da educação escolar, não se pode ignorar esse contexto social e o desenvolvimento das tecnologias digitais por dois motivos. Primeiro, em função de que a educação escolar não pode ser considerada uma “ilha” isolada dos condicionantes sociais provenientes, por exemplo, do desenvolvimento tecnológico. Segundo, porque acreditarmos que as tecnologias digitais, entre elas o computador e a internet, podem contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram analisados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo, apontando que, embora as práticas de letramento digital dos sujeitos da pesquisa aparentem estar subsidiadas em pressupostos conversadores, as mesmas são desenvolvidas com o objetivo de incentivar os alunos, dinamizar as aulas e apresentar os conteúdos de formas diversificadas.

Downloads

Publicado

2016-11-24