TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Érik de Oliveira Lemes
  • Renata Awad
  • Helder de Oliveira Lemes
  • Marcelo Garcez Rodrigues

Palavras-chave:

Transposição Didática. Construção do Conhecimento. Prática pedagógica. Inovação Pedagógica.

Resumo

Estudos sobre as questões que contextualizam aspectos de mudança em torno da prática pedagógica no ensino superior têm aumentado significativamente nos últimos anos, sendo considerado atualmente um campo de grande interesse devido sua importância para o âmbito educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo avaliar a transposição didática como prática pedagógica voltada para construção do conhecimento em sala de aula. Para composição do estudo foram empregados 125 questionários, com 10 questões objetivas, teve caráter anônimo, foram aplicados para alunos maiores de 18 anos de idade. Os alunos foram questionados a respeito das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores, 32% responderam que utilizam exposição com suportes visuais, 26,40% informaram que usam exposição com uso do diálogo, 22,40% disseram que utilizam trabalho de grupo, 12% disseram que são realizados trabalhos individuais e 9% assinalaram que é utilizado interpretação e análise de texto; A respeito da importância da inovação pedagógica para o estimulo da aprendizagem, 92,80% dos discentes informaram que é importante, 7,2% disseram que talvez seja e nenhum aluno assinalou que não é importante; Foi questionado também aos discentes sobre a eficácia dos métodos pedagógicos utilizados pelos docentes nas salas de aula, 81,60% informaram que são eficazes e 18,40% disseram que os métodos utilizados não são eficazes. Os dados obtidos permitem concluir que a transposição didática, auxilia na construção do conhecimento em sala de aula uma vez que contribui para tornar os conteúdos mais significativos. Para tanto, sugere-se que as informações aqui levantadas possam ser empregadas, como base ou fundamentação, para operacionalização de estudos futuros ou subsequentes sobre a inserção de inovações pedagógicas, visando estratégias para melhorar a eficácia do ensino superior.

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Publicado

2016-11-24