UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SEU SENTIDO FORMADOR
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Escola, Ensinamento.Resumo
Este trabalho tem como titulo “Uma visão da construção pedagógica da escola como processo de reconstrução da escola contemporânea e seu sentido formador”. Objetiva-se aqui uma visão sobre as bases pedagógicas e sua formação. Buscando compreender a importância do professor na descoberta ou não do homem como agente de construção pensante. A metodologia empregada foi à pesquisa bibliográfica, tendo como referências Cambi (1999), Coêlho (2012), Dewey (2010), Guimarães (2012), Marrou (1990), Rousseau (1992), entre outros. O que foi visto é a ligação do pedagogo com o sofista, buscando ensinar o aluno algo já determinado. Também a preocupação durante a escola de uma educação voltada ao povo e a sociedade com idealizadores e pensadores com Comenius, Rousseau, Dewey entre outros que buscavam a melhor forma da instituição educacional. Podemos observar que existe uma idéia de preocupação com a formação do homem como ser pensante e autônomo.Downloads
Publicado
2016-11-24
Edição
Seção
Resumo Expandidos