AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UEG CÂMPUS GOIANÉSIA NOS ANOS 2005 e 2015: ANÁLISE COMPARATIVA
Palavras-chave:
Avaliação Institucional. Autoavaliação. Universidade Estadual de Goiás.Resumo
A presente investigação é de abordagem qualitativa, pesquisa documental, análise de documentos, e estudos
comparativos entre concepções, processos e procedimentos metodológicos da autoavaliação na Universidade
Estadual de Goiás (UEG), – Câmpus Goianésia, anos 2005 e 2015. O objeto de pesquisa e o processo de
autoavaliação institucional na UEG. O objetivo geral consiste em realizar estudos comparativos dos anos 2005 e
2015 do processo de autoavaliação que envolveu discentes e docentes do mencionado Câmpus, com vistas a
contribuir com o aprimoramento da finalidade e dos objetivos da UEG: universidade pública, estadual, estatal,
gratuita, multicampi e interiorizada. Enuncia-se assim o problema da pesquisa: Que relações podem ser
estabelecidas entre o processo de autoavaliação da UEG, nos anos 2005 e 2015, com base na análise da avaliação
realizada por discentes e docentes. Os objetivos específicos são: analisar, mediante estudos comparativos, o
processo de institucionalização e desenvolvimento da autoavaliação – Câmpus Goianésia. O método adotado foi
o materialismo histórico dialético. A fundamentação teórica toma por base a concepção de avaliação
institucional, como um processo contínuo de oferta de subsídios à comunidade acadêmica, com socialização e
ampla divulgação das potencialidades e fragilidades de todos os cursos de graduação da UEG. Essa
fundamentação assenta-se em ideias de: Brzezinski, Carneiro, Brito (2003, 2006); Dias Sobrinho (2000); Afonso
(2001), Shiroma (2003), etc. As análises entre os anos em estudo revelam a disparidade quanto a concepção de
avaliação institucional. Entende-se que há a necessidade de mudanças no atual modelo e funções da avaliação
institucional na UEG, no entanto, não é solução a fragmentação de eixos e dimensões como praticado em 2015,
visto que impossibilita o atendimento ao princípio de totalidade do processo avaliativo apregoado desde 2005.