TC2 EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PERCEPÇÕES DOS AUTORES EM RELAÇÃO A SUA INSERÇÃO NA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NA BNCC: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Ivanéria Mendonça Martins
  • Maria Rita de Cássia Fortes Mulati

Resumo

O presente estudo, intitulado “Educação Física e as percepções dos autores em relação a sua inserção na área de linguagens e suas tecnologias na BNCC”, explora essa área do conhecimento no contexto da Base Nacional Comum Curricular, da qual a Educação física é um componente curricular obrigatório na Educação Básica. A BNCC, que apresenta uma ideia de diminuir as desigualdades educacionais do País e que está fundamentada em igualdade e equidade, teve sua primeira versão construída através de um processo coletivo, no qual foram convidados especialistas de todos os estados brasileiros e colocada em consulta pública. Após análise de todas as contribuições, a segunda versão foi compilada através de discussões em seminários estaduais, constituindo uma versão terceira e final que ainda assim tiveram algumas mudanças feitas pelo Ministério da Educação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo, compreender e apresentar as percepções da Educação Física no âmbito da área de linguagens, através de um estudo bibliográfico, descrevendo as ideias e opiniões de autores como Boscatto, Impolcetto e Darido (2016), Neira e Souza Júnior (2016), Rodrigues (2016), Barros (2017), Souza (2018), Neira (2018) dentre outros, ressaltando em um primeiro momento, os procedimentos realizados para a constituição deste instrumento normativo. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com característica descritiva e análise de dados de forma qualitativa. Através do estudo foi possível identificar os posicionamentos acerca da inserção da Educação Física na área de linguagens na BNCC dos quais apontam que mesmo antes da linguagem verbal há uma linguagem corporal, proveniente da cultura e que essa inserção ainda é questionável.

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Publicado

2022-07-01