OS EFEITOS DA PRÁTICA DO YOGA NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Educação Física. Práticas Integrativas e Complementares. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Controle inibitórioResumo
Nos últimos anos, pesquisadores têm se interessado em explorar os efeitos do yoga no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes com foco na redução do estresse, ansiedade e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os efeitos da prática do yoga no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. A revisão incluiu estudos nos últimos 10 anos na língua inglesa e portuguesa. As bases de dados utilizadas foram PubMed e Web of Science. Os estudos analisados mostraram que essa prática proporciona uma redução de sintomas de ansiedade, depressão e agressividade, além de contribuir para autorregulação emocional e nas habilidades sociais. As intervenções mostraram-se eficazes em contextos escolares e em populações vulneráveis, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e adolescentes expostos a situações de conflito. De um modo geral, a prática regular do yoga contribuiu para a melhora no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e saúde mental de crianças e adolescentes. A heterogeneidade metodológica dos estudos limitou a generalização dos resultados obtidos nesta pesquisa. Conclui-se que o yoga se apresenta como uma promissora ferramenta complementar aos tratamentos convencionais, oferecendo benefícios para a saúde mental em crianças e adolescentes. Recomenda-se a realização de mais pesquisas com maior rigor metodológico para investigar os mecanismos de ação do yoga em diferentes faixas etárias e condições clínicas, além de estudos longitudinais para avaliar os efeitos a longo prazo. Mesmo assim, os resultados foram promissores, sugerindo que a prática do yoga pode ser incorporada como uma estratégia integrativa e complementar na promoção do bem-estar e saúde mental.