ANÁLISE E REFLEXÕES DO LIVRO DIDÁTICO: MATEMÁTICA COM ROBÓTICA VOLUME V
Palavras-chave:
Educação Matemática Inventiva. Livro Hibrído. Material didático. Base Nacional Comum Curricular.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e refletir a respeito do livro didático Matemática com Robótica volume V. A referida obra foi produzida no Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás-Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, durante o programa Residência Pedagógica e foi publicado no início do ano de 2024, como parte das ações e práticas vinculadas ao projeto de pesquisa EMIR- Educação Matemática Inventiva com Robótica. Com o intuito de aprimoramento, o livro foi compartilhado pelos residentes pedagógicos com os estudantes da Educação Básica, durante o projeto de extensão Matemática com Robótica. Nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa e tem como procedimento metodológico a análise de conteúdo. Como resultado da nossa pesquisa, percebemos que o livro é considerado pelos autores como híbrido, por conter dois ambientes distintos de aprendizagem, o primeiro é composto pelo livro físico ou e-book e o segundo por um vídeo que apresenta o trajeto de dois robôs em um cenário que simula uma fazenda, que pode ser acessada via leitura de um QR Code, com o qual é possível investigar e coletar uma série de dados essenciais à resolução dos 19 problemas contidos na obra. O material didático apresenta articulação com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, e foi produzido na perspectiva da Educação Matemática Inventiva, com a qual foi possível utilizar os conhecimentos matemáticos e os dispositivos robóticos na elaboração do cenário que compõe o vídeo e na invenção dos problemas propostos. Foi possível perceber que o livro conta com uma sessão de problemas resolvidos, para auxiliar os professores durante o trabalho com os alunos em sala de aula. Nossa análise nos leva a refletir que o livro apresenta uma carga de diferença em relação aos livros didáticos convencionais, com possibilidade de envolver os estudantes em sala de aula durante o desenvolvimento das atividades propostas.