ENSINO DE MATEMÁTICA COM ROBÓTICA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Educação Matemática Inventiva. Aprendizagem. Livro Híbrido. Residência Pedagógica.Resumo
O presente artigo discorre sobre o uso da robótica associada ao ensino de Matemática por intermédio do compartilhamento do livro híbrido “Matemática com Robótica” volume 04, com acesso a um vídeo indispensável para a resolução dos problemas propostos. O mesmo foi desenvolvido no Programa Federal de Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a elaboração de suas atividades esteve vinculadas ao projeto de pesquisa “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”, do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Câmpus Sudoeste. Esta pesquisa ocorreu em uma escola campo na cidade de Quirinópolis – GO, e foi desenvolvida coletivamente por estagiários e com o auxílio do professor orientador. Teve como objetivo o ensino da Matemática com o uso da robótica em uma turma de estudantes da 1ª série do Ensino Médio, e foram abordados os conteúdos de cálculo com números naturais, frações, polígonos, além dos estudantes elaborarem e resolverem situações problemas, envolvendo grandezas, porcentagens e medidas de áreas de figuras geométricas. Nossas ações tiveram início com a entrega de atividades impressas para os estudantes, com as quais eles acessaram a um vídeo, por meio da leitura de um QR Code utilizando a câmera de seus aparelhos celulares. Durante a análise do vídeo os estudantes conseguiram identificar e extrair os dados necessários para a resolução dos problemas propostos. Como resultado foi possível constatar que a utilização da robótica possibilitou um maior interesse e aprendizado dos estudantes ao longo do compartilhamento desta atividade, além de possibilitar uma maior interação entre eles.